Politécnico recolhe resíduos

SEMANA EUROPEIA DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS

Recolha...

 Politécnico de Castelo Branco recolhe Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

 

Mais de uma tonelada de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) para valorização foi o resultado da ação de recolha promovida pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco de Castelo Branco (IPCB), que contou com o apoio da Valnor, empresa que se dedica à gestão, valorização e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos. A iniciativa decorreu no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos e, atendendo à adesão encontrada junto do meio académico, a Valnor já mostrou disponibilidade para colocar ao longo do ano, em sistema rotativo pelas várias escolas do IPCB, um contentor específico para recolha de REEE. Grande parte do tipo de resíduos agora recolhidos possui substâncias e elementos químicos, nomeadamente mercúrio, cádmio e chumbo, extremamente nocivos para os seres vivos e para a natureza em geral, pelo que o seu destino final adequado é de crucial importância para a preservação do Ambiente.

Consideram-se Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos todos os componentes, subconjuntos e consumíveis, que fazem parte integrante dos equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE), grande parte dos quais possui diversas substâncias e elementos químicos extremamente nocivos para os seres humanos, animais e ambiente, nomeadamente, mercúrio, cádmio, zinco, manganês, cloreto de amónio, chumbo e pvc.

A legislação em vigor estabelece que a responsabilidade da gestão dos REEE cabe a todos os intervenientes no ciclo de vida dos EEE, nomeadamente os utilizadores, para que sejam alcançados os grandes objetivos nela preconizados, designadamente, promover a aplicação de medidas preventivas; promover a reutilização, reciclagem e outras formas de valorização; incentivar a participação dos cidadãos.

Encontram-se definidas legalmente diversas categorias de EEE, de entre as quais se destacam: grandes e pequenos eletrodomésticos, equipamentos informáticos e de telecomunicações, equipamentos de iluminação e ferramentas elétricas e eletrónicas.

* Com José Lagiosa em Castelo Branco

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *