Semana europeia de robótica no IPCP

Escola Superior de Tecnologia apresenta projeto Robot@Escola a alunos do secundário

A Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) preparou para a Semana de Ciência e Tecnologia, que decorreu de18 a 22 de novembro, para a Semana Europeia de Robótica, realizada entre os dias 25 e 29 de novembro,  e ainda para os dias 3 e 4 de dezembro, um conjunto de atividades do projeto ROBOT@ESCOLA – Escola Robótica, na qual participaram centena e meia de alunos de escolas secundárias da região de Castelo Branco.

O projeto financiado pelo programa Ciência Viva, fomenta a interação entre os ensinos superior e secundário, através da realização de atividades conjuntas entre os alunos do curso de Engenharia Industrial do IPCB/ EST e alunos das escolas secundárias da região. As atividades têm como denominador comum a Robótica, e a construção de robôs.

No decorrer das iniciativas levadas a cabo, professores e alunos do curso de Engenharia Industrial do IPCB/ EST receberam os visitantes no laboratório de robótica e promoveram diversas atividades, nomeadamente, como preparar um braço robô para o jogo do galo; construir um robô em meia hora; efetuar fotografias em 3D; preparar um robô para busca e salvamento e para se desviar de obstáculos.

Foram ainda apresentados trabalhos de alunos no domínio da automação industrial, utilizando pneumática e autómatos programáveis.

A iniciativa contou com a presença de alunos de turmas de cursos profissionais e tecnológicos do Instituto São Tiago da Sobreira Formosa, da Escola Secundária do Fundão, da Escola Secundária Campos Melo na Covilhã, da Escola Secundária da Sertã e do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão. 

Os vários grupos foram recebidos pelos docentes Paulo Gonçalves e Pedro Torres, pelo Técnico Superior José Sequeira, o bolseiro de investigação Fábio Santos e pelos alunos do primeiro ano do Curso de Engenharia Industrial do IPCB/ EST Ricardo Vaz e Rodolfo Farinha.

Escola de Robótica

*Com José Lagiosa em Castelo Branco

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *