“ETPZP” acolhe Parceiros Internacionais

ETPZP ACOLHE PARCEIROS INTERNACIONAIS

Parceiros da ETPZP

No início do mês de novembro, a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) organiza o 6º encontro do projeto internacional “Comenius 2012/2014: education and culture lifelong learning programme”. De 10 a 15 de novembro, os parceiros internacionais marcam novo encontro, agora em Portugal, para poderem continuar a desenvolver o e-book iniciado, em setembro de 2012, na Polónia.

 

Depois da passagem pela Polónia, Alemanha, Inglaterra, Turquia e Letónia, chegou a vez de Portugal acolher a comitiva do projeto internacional “Comenius 2012/2014: education and culture lifelong learning programme”. De 10 a 15 de novembro, em Pedrógão Grande, alunos e professores, irão reunir-se nas instalações da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, no sentido de continuarem a desenvolver um projeto de trabalho e de aprendizagem que visa o intercâmbio de saberes entre escolas da União Europeia.

Ao longo desta semana de trabalho, irão estar envolvidos formadores e alunos do Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Técnico Auxiliar de Saúde e Restauração, no sentido de se fomentar também a interdisciplinaridade. Depois de visitarem no início da semana Pedrógão Grande, Coimbra, Nazaré e Óbidos, pretende-se que os elementos, da equipa Comenius, continuem a desenvolver o e-book e reforçar as relações com os parceiros de trabalho. Segundo Cristela Bairrada, formadora de Comunicação da ETPZP, “pretende-se que, ao longo destes dias que se pretendem de partilha, os parceiros conheçam os hábitos e costumes da cultura portuguesa. Sem nunca esquecer o objetivo das reuniões de trabalho que são a concretização de um e-book transversal a todos os países visitados, será uma semana rica em atividades de entre as quais se destacam a inauguração de uma exposição de fotografia, um peddy paper por Pedrógão Grande, visitas a alguns pontos turísticos da região centro, workshops de escrita, fotografia e vídeo, entre muitas outras. Sob o tema “Costumes e Tradições” esta semana pretende também ser muito enriquecedora, uma vez que se pretende também uma troca constante de saberes.”

Este tipo de encontros é, segundo os participantes, uma iniciativa de extrema relevância uma vez que possibilita desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas no que respeita a diversidade de culturas, línguas e valores. Para além destes aspetos destaca-se, por fim o facto, de esta iniciativa promover a mobilidade dos alunos entre os estados membros da UE, estreitar parcerias entre escolas em projetos comuns, incentivar a aprendizagem/ ensino das línguas, ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa, bem como melhorar práticas de ensino. Destaca-se ainda o facto da próxima reunião de trabalho ter lugar em janeiro de 2014, na Grécia. 

A ETPZP, reconhecendo a importância desta semana preparou um conjunto de eventos, para além de ter criado uma página web destinada a esta receção: http://portugal-comenius.webnode.pt/.

Parcerias ETPZP

 

ETPZP no mundo...

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *