Representante americano da International Appalachian Trail em Oleiros

Representante americano do International Appalachian Trail (IAT) visitou Oleiros  

Reconhecimento

O International Applachian Trail (IAT),um dos ícones mundiais do pedestrianismo que como se sabe, está a estender a sua marca até Oleiros, mais precisamente à Serra do Moradal, via Geopark Naturtejo, enviou no passado mês de setembro um representante ao concelho, o qual durante três dias pôde verificar no terreno e analisar todos os esforços desenvolvidos para tornar a Grande Rota do Moradal – Pangeia (GRMP) uma realidade. Este tem sido um trabalho conjunto entre a Naturtejo – Empresa de Turismo, EIM, Câmara Municipal, Junta de Freguesia do Estreito e Associação Trilhos do Estreito.

Recorde-se que este é um projeto que surge numa lógica prioritária de diversificação da oferta turística desta região do concelho de Oleiros, apostando no Turismo de Natureza e no Touring Cultural e Paisagístico – e que vem de encontro ao conceito criado numa parceria entre a autarquia local e a Naturtejo: A Rota das Montanhas de Oleiros. Mais do que um percurso pedestre, a GRMP potencia a valorização de toda a Serra do Moradal e das freguesias envolventes (Estreito, Sarnadas de S. Simão, Vilar Barroco e Orvalho), a conservação das espécies e das paisagens, a valorização do património das aldeias circundantes e o aparecimento de projetos de hotelaria, restauração e animação turística (assim como o reforço das já existentes). Por último, a GRMP poderá dar um contributo importante na vigilância contra incêndios numa vasta região.

Neste momento, a rede internacional (transcontinental) de percursos pedestres IAT está já está a promover a o seu percurso pedestre oleirense no seu site oficial  (http://www.iat-sia.org/). 

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Desporto, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *