Peniche recebe elite do surf mundial – Round 1 completo

Em actualização

COMEÇOU A ETAPA MOCHE PRO PORTUGAL EM PENICHE

ROUND 1 COMPLETO

Quando a competição recomeçar, o primeiro heat da segunda ronda vai apresentar o australiano Mick Fanning, 32 anos contra o português Francisco Alves, 20 anos.

O Moche Pro Portugal presented by Rip Curl começou esta quarta-feira na famosa praia de Supertubos com os melhores surfistas do mundo em luta na Ronda 1 em ondas entre 1 – 1,5 metros.

Sendo a nona etapa em 10 do ASP World Tour 2013, o Moche Pro Portugal presented by Rip Curl detém a possibilidade de coroar o campeão do mundo da ASP em 2013, um evento que apresentou várias surpresas ao longo desta primeira ronda.

O australiano Matt Wilkinson, 25 anos, fez um desempenho poderoso esta manhã ao conseguir um total de 17,37 pontos de 20 possíveis, vencendo o atual número um da ASP, o australiano Mick Fanning, 32 anos e o wild-card português Francisco Alves, 20 anos.

Sabia onde me posicionar e esperei apenas que as condições não mudassem demasiado. Fiz algumas boas ondas de início, mas assustei-me quando o Mick fez uma onda mesmo antes da minha última e fiquei sem saber se tentava melhorar ou não o meu resultado. Sabia que tinha entrado bem no tubo na minha última onda e acelerei a fundo porque queria mesmo fazer aquela onda. Fiquei muito feliz.”

Atualmente colocado como número 24 do ranking da ASP, Wilkinson tem de terminar o ano em alta para se manter no top 34 da elite mundial do surf.

Sinto que estou a surfar com qualidade e espero manter este nível. Adoro surfar aqui e fazer tubos neste break, é a cena mais divertida de sempre e um dos melhores lugares do mundo para o fazer. Este ano existem mais esquerdas que direitas, o que para mim é brutal. A sensação de correr para a praia e receberes todo aquele apoio é sensacional. Não sei porquê, mas o público parece gostar de mim e eu do público!

O australiano Jacob Willcox, 16 anos, vencedor dos Moche Trials e wild-card neste evento, provocou mais uma surpresa esta manhã ao derrotar o 11 vezes campeão do mundo da ASP e atual número dois do ranking, o americano Kelly Slater, 41 anos, no quinto heat da primeira ronda.

Foi um heat muito divertido e apanhei algumas boas ondas. Fiquei feliz pela oportunidade de surfar com o grupo dos Trials e ainda mais por ganhar, estou feliz. Ontem apanhei umas ondas e fiquei a conhecer bem o break, esta é apenas a segunda vez que compito num evento WCT e sabia que tinha de manter a calma.”

Wilcox começou bem a sua prova contra o grande campeão ao encontrar um tubo de esquerda para uma excelente onda de 8,00 pontos.

O Kelly tinha prioridade e eu estava colocado numa outra zona da praia. Surgiu uma esquerda, apanhei-a e consegui uma boa pontuação. Apanhei balanço com aquela onda e consegui apanhar mais algumas para conseguir uma boa pontuação final.”

O australiano Julian Wilson, 24 anos, o campeão em título deste evento, lançou a sua campanha em Peniche com um heat muito sólido. Wilson executou um tubo em backside para chegar à liderança e passar o resto do heat à procura de uma boa segunda onda.

As ondas pareciam muito divertidas antes de começar, a maré estava um pouco alta, mas acho que hoje vai ser um dos melhores dias. Pensei que houvesse mais oportunidades do que aquelas que tive, pois a minha melhor onda foi a primeira e achei que iria surgir mais e melhores ondas.”

Recentemente saído de uma presença nos quartos de final em França e atualmente no número seis do ranking mundial antes de Portugal, Wilson manteve a qualidade do seu surf e vai procurar realizar mais uma boa prova para solidificar a sua posição à geral.

Sei que consigo fazer aqui uma boa prova, gosto muito destas ondas e sei que tipos de pranchas funcionam neste break. Tenho muita experiência aqui porque já venci esta etapa, é sempre um ponto a favor e quero fazer esta prova onda a onda. Gosto muito de regressar a Peniche e fazer bons tubos, e espero também defender o meu título.”

O havaiano John John Florence, 20 anos, regressou em alta depois de uma lesão no início da época e realizou uma primeira ronda de qualidade ao exibir a sua afinidade natural com os tubos.

Existem ainda bons tubos por explorar, é uma questão de os encontrar. Quando a maré desceu, baixou o ritmo da prova e tornou as ondas mais fracas. Tive muita sorte porque este é o último evento antes de regressar a casa e fazer aqui bons tubos é como surfar em Pipeline, mas num break assim é brutal.”

Quando a competição recomeçar, o primeiro heat da segunda ronda vai apresentar o australiano Mick Fanning, 32 anos contra o português Francisco Alves, 20 anos.

Frederico Morais, cascalense, atual campeão nacional vai defrontar-se com Kelly Slater no heat 2 do Round 2.

Os organizadores do evento vão reunir-se esta quinta-feira, 10 de outubro às 7h45 para avaliar as condições para um possível início de provas às 8h00.

https://www.mckinnonmedia.box.com/s/jt8psj1qqgyot42rx8ge

TV LINK: RD1: DUR: 01:37 WILLCOX (Aus) IV/Action. SLATER (USA) Action:

https://www.mckinnonmedia.box.com/s/gg5w62zq01xqvtr0hhj0

TV LINK: PORTUGAL: DUR: 02:23 RD1: HT1 & HT2 & HT3: Burrow IV/Action: Wilson (Aus) Action: Parkinson (Aus) Action.

https://www.mckinnonmedia.box.com/s/k3m4rmkvwaxzcw4w6g2w

TV LINK: BRZ: DUR:01:19 TOLEDO IV (PRT)/Action: PUPO Action

https://www.mckinnonmedia.box.com/s/pddbjv73nufxhala07oj

TV LINK: HAW: DUR:01:44 ZIETZ IV/Action: FLORENCE Action

https://www.mckinnonmedia.box.com/s/i780rvd7x0wr5tg6ksu8

RESULTADOS DA RONDA 1 DO MOCHE PRO PORTUGAL PRESENTED BY RIP CURL:

Heat 1: Julian Wilson (AUS) 11.34, Fredrick Patacchia (HAW) 4.63, Yadin Nicol (AUS) 4.20



Heat 2: Joel Parkinson (AUS) 11.50, Raoni Monteiro (BRA) 6.53, Brett Simpson (USA) 4.93



Heat 3: Taj Burrow (AUS) 13.00, Travis Logie (ZAF) 7.77, Dillon Perillo (USA) 2.96



Heat 4: Jordy Smith (ZAF) 11.43, Frederico Morais (PRT) 9.16, Bede Durbidge (AUS) 5.90



Heat 5: Jacob Willcox (AUS) 13.07, Kelly Slater (USA) 9.60, Kolohe Andino (USA) 5.50



Heat 6: Matt Wilkinson (AUS) 17.37, Mick Fanning (AUS) 12.60, Francisco Alves (PRT) 7.56


Heat 7: Sebastian Zietz (HAW) 12.77, Michel Bourez (PYF) 12.07, Kieren Perrow (AUS) 3.73



Heat 8: Josh Kerr (AUS) 12.37, Alejo Muniz (BRA) 12.10, Jeremy Flores (FRA) 7.16



Heat 9: Filipe Toledo (BRA) 11.30, Damien Hobgood (USA) 10.50, Adriano De Souza (BRA) 9.83



Heat 10: Kai Otton (AUS) 11.40, Gabriel Medina (BRA) 5.63, Patrick Gudauskas (USA) 5.43



Heat 11: John John Florence (HAW) 13.66, Miguel Pupo (BRA) 13.24, C.J. Hobgood (USA) 2.37



Heat 12: Nat Young (USA) 8.77, Adam Melling (AUS) 7.66, Adrian Buchan (AUS) 6.47

LISTA DOS HEATS DA RONDA 2 DO MOCHE PRO PORTUGAL PRESENTED BY RIP CURL: 



Heat 1: Mick Fanning (AUS) vs. Francisco Alves (PRT)



Heat 2: Kelly Slater (USA) vs. Frederico Morais (PRT)



Heat 3: Michel Bourez (PYF) vs. Dillon Perillo (USA) 



Heat 4: Adriano De Souza (BRA) vs. Raoni Monteiro (BRA)



Heat 5: C.J. Hobgood (USA) vs. Yadin Nicol (AUS)


Heat 6: Adrian Buchan (AUS) vs. Kieren Perrow (AUS) 



Heat 7: Gabriel Medina (BRA) vs. Alejo Muniz (BRA)



Heat 8: Jeremy Flores (FRA) vs. Damien Hobgood (USA) 



Heat 9: Fredrick Patacchia (HAW) vs. Patrick Gudauskas (USA)



Heat 10: Brett Simpson (USA) vs. Miguel Pupo (BRA) 



Heat 11: Travis Logie (ZAF) vs. Adam Melling (AUS) 



Heat 12: Bede Durbidge (AUS) vs. Kolohe Andino (USA)

* Especial com Inês Becken em Peniche

………………………………………..

PENICHE RECEBEU HOJE A ELITE DE SURF MUNDIAL

MOCHE PRO PORTUGAL by RIP CURL ARRANCA Hoje

Mike e Slater

A principal notícia dos últimos dias foi a ausência do único português do WCT na etapa do MOCHE PRO PORTUGAL. Tiago “Saca” Pires não irá e participar nesta etapa, mas esteve presente na conferência de imprensa onde explicou que ainda não recuperou de uma lesão do joelho.

No entanto, este ano não faltam portugueses a competir na etapa. Francisco Alves e Frederico Morais receberam ambos wildcards e vão competir no MOCHE PRO PORTUGAL. Frederico Morais, recentemente coroado campeão nacional de surf recebeu o wildcard na sequência da ausência de Tiago “Saca” Pires e Francisco Alves recebeu o wildcard dada a não participação de Dusty Phayne, igualmente lesionado.

E as ondas da Praia Supertubos já foram surfadas durante o dia de hoje pelos surfistas participantes nos trials. Jacob Willcox, australiano com apenas 16 anos, conseguiu 9 pontos numa onda do seu heat e acabou por vencer os atletas europeus.

Finalizados os trials, o destino foi o Centro de Alto Rendimento de Peniche onde estiveram presentes na conferência de imprensa os surfistas Kelly Slater, Mick Fanning, Julian Wilson, Tiago Pires e Jacob Willcox.

Mick Fanning e Kelly Slater são os candidatos que vão à frente na corrida pelo título do circuito mundial da ASP embora, matematicamente, Jordy Smith, Taj Burrow e Joel Parkinson também possam arrecadar o troféu de melhor surfista do mundo.

Para Mick Fanning a vitória em França foi crucial neste circuito e o facto de não ser coroado em Portugal não implica que não possa ser consagrado campeão ainda na etapa MOCHE PRO PORTUGAL by Rip Curl.

A ASP, os diretores de prova, o representante dos surfistas e a organização reúnem amanhã às 7:15 para avaliação das condições e possível começo às 7:30.

TV LINK: IV: DUR: 00:53 PIRES (PRT) Portuguese. https://mckinnonmedia.box.com/s/lz4i6rtx0m8gjpvsiztl

* O Jornal de Oleiros em Peniche com o apoio de Inês Becken

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Desporto, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *