Mostra Santo Condestável foi um êxito em Cernache do Bonjardim

Música e  animação foram constantes

Mostra Santo Condestável visitada por milhares de pessoas

Cernache do Bonjardim recebeu mais uma edição da Mostra Santo Condestável, visitada por milhares de pessoas. Cernache do Bonjardim assumiu-se como destino das gentes desta região, onde a música e a animação foram constantes. Foram três dias em que se potenciou a auto estima de ser cernachense, com momentos de convívio e encontro entre gentes de toda a região e onde os agentes económicos tiveram êxito.

O  tema da Mostra voltou a ser a agricultura, cuja finalidade passa por despertar o interesse dos agentes, produtores locais e da comunidade em “geral para a importância e valorização dos nossos produtos agrícolas, de forma a contribuirmos para o futuro que se quer sustentável”, como referiu o presidente da Junta, Diamantino Calado Pina.

O autarca do PSD salientou depois que, recentemente realizou-se na freguesia uma formação de 10 meses em Agricultura, com 22 formandos com idades diversificadas, o qual  teve êxito e a curto prazo dará frutos.

“Entendo que o futuro deste país está na agricultura pois, assim, além de evitarmos muitos incêndios que ocorrem todos os anos, por exemplo, evitávamos de comprar alhos à China. Outro exemplo é a hortelã que no concelho é consumida em grande quantidade e não é cá produzida”, frisou Calado Pina.

Nesse sentido, diz que esta iniciativa pretende informar e incentivar todos os produtores agrícolas e não só que a agricultura é um trabalho tão digno como qualquer outro, aliás, ainda mais digno, pois a terra e “os produtos que dela retiramos são o nosso sustento”.

“Podemos orgulhar-nos da nossa Mostra porque tem excelentes expositores e custos reduzidos. Não perdeu qualidade, procuramos patrocinadores para reduzir encargos, tivemos em consideração a questão orçamental e fizemos um programa que motiva o interesse de todos os visitantes”, disse ainda.

 

Presidente da Sertã

José Farinha Nunes

, Presidente da Câmara da Sertã, referiu que a realização da 6ª edição deste certame é um sinal muito positivo que Cernache do Bonjardim dá a toda a nossa região.

O autarca aproveitou para assegurar de forma perentória e categórica que o Jardim de Cernache vai mesmo ser em breve uma realidade.

“A Junta de Freguesia ao aliar um tema como a agricultura a esta manifestação de cariz lúdico e económico que é a Mostra Santo Condestável, está a contribuir de forma muito positiva para a divulgação de uma atividade que pode e deve ter outro relevo na economia do Concelho e da região”, frisou.

A  terminar, realçou o facto do programa destes três dias de festividades ter sido elaborado em conjunto com todas as associações da Freguesia de Cernache do Bonjardim sendo que também a Freguesia vizinha do Nesperal colaborou nesta mostra.

Destacou ainda o rumo agrícola conferido à Mostra Santo Condestável.

* Com Paulo Marques em Cernache do Bonjardim

 

 

 

 

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *