Termas de Monfortinho e Ganadero Vitorino Martin cooperam

Termas de Monfortinho

PROJETO TURÍSTICO PERMITE CONHECER DIA-A-DIA DA GANADARIA VITORINO MARTIN

Uma visita à mais famosa ganadaria do Mundo de touros bravos, “Victorino Martín”, em Moraleja, na província espanhola de Cáceres, é a proposta do novo programa turístico do grupo hoteleiro Ô Hotels & Resorts, que detém o resort e o Balneário Termal nas Termas de Monfortinho, no concelho de Idanha-a-Nova.

Este inovador projeto turístico, une a cultura de hospitalidade e relaxamento próprias da hotelaria com o culto do touro, oferecendo aos clientes a possibilidade de experienciar o dia-a-dia de um ganadeiro.

O roteiro transfronteiriço, de três dias e duas noites, inicia e termina no Hotel Astória, em Termas de Monfortinho, mas durante um dia conduz os clientes até às “fincas” (explorações ganadeiras, em português) de Monteviejo e Las Tiesas, nas povoações de Moraleja e Portezuelo, respetivamente.

Ganadero e Armindo Jacinto

A visita perspetiva-se memorável para quem queira enriquecer a sua cultura tauromáquica, por permitir observar touros de lide no seu habitat natural, visitar o museu dedicado ao célebre ganadeiro Victorino Martín e degustar produtos taurinos e outros da gastronomia local.

Este é um produto turístico “único no mundo”, segundo o presidente do Ô Hotels & Resorts, Hein Demyttenaere. Uma das mais-valias do projeto, defende este responsável, é unir a raia portuguesa e espanhola na captação de clientes “vindos de Lisboa, Madrid e do resto do Mundo”.

Para o filho do ganadeiro Victorino Martín, que carrega o nome e o ofício do pai, “o objetivo é trabalhar o turismo de sensações”. “Por isso”, afirma, “a ‘finca’ Victorino Martín abre as portas e partilha com os convidados o dia-a-dia de uma ganadaria com mais de 50 anos, os valores que orientam a sua atividade e o trabalho de criação de touros bravos”.

“Existe uma procura para descobrir o mundo dos touros de lide, as pessoas querem conhecer as condições em que são criados, aprofundar a escola de valores que é a tauromaquia”, garante o ganadeiro.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, considera que este projeto é “um exemplo de como as excelentes potencialidades do território raiano podem ser aproveitadas para conquistar mercados”.

“Os turistas querem viver experiências genuínas num território autêntico, cheio de vida e emoção, e é isto que temos de vender no sector do turismo”, refere o autarca.

O programa turístico foi apresentado na passada sexta-feira, dia 30 de Agosto, em Termas de Monfortinho, numa cerimónia onde foi servido um jantar temático taurino elaborado pelo Chef Mário Ramos, do grupo Ô Hotel and Resorts. Este menu de autor poderá ser degustado durante todo o mês de setembro.

Quanto ao programa, custa 127 euros por pessoa (em quarto duplo com ocupação mínima de duas pessoas), e está disponível de setembro de 2013 a maio de 2014, existindo a possibilidade de vir a ser alargado. Além de usufruírem do roteiro turístico, os clientes têm ainda 20% de desconto sobre os tratamentos disponíveis no Balneário Termal de Monfortinho, Spa e estúdio de massagens.

* Com Carmo Barroso em Idanha-a-Nova

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *