Tradições das Atalaias apresentado em Proença-a-Nova

Apresentado durante a festa anual, livro foi apoiado pelo Proder

João Paulo Catarino

Encerrado um capítulo, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva das Atalaias já está a pensar em escrever uma nova página da história da aldeia e suas tradições. Sexta-feira, no início da festa anual, foi feita a apresentação do livro “Um povo, uma memória, o futuro”, da autoria de Vera Dias António, e lançado desde já o desafio para um novo volume. Para isso foram preparados questionários que estão disponíveis no polo local da biblioteca, a que toda a população é convidada a responder.

Organizado em três áreas, o livro recorda a história da aldeia e caracteriza os costumes locais, conta a história da associação e aborda ainda histórias de vida de moradores. Presentes na apresentação, os entrevistados partilharam alguns dos temas focados nas histórias de vida – do casamento às disputas pelo uso da água, passando pela escola primária e pelo apoio que os moradores davam ao ensino.

Impressionante receptividade

Para o presidente da Câmara, o livro é um testemunho do “dinamismo da associação” e do “orgulho que a aldeia demonstra ter nos seus pais, avós e costumes”. Recordando que a iniciativa contou com o apoio do Proder, João Paulo Catarino salientou também a verba de 86 mil euros que este programa aprovou para a remodelação da sede da associação: “Para o ano teremos aqui outras condições”.

Vera Dias António recordou que a ideia do livro nasceu num dia do Vit’ó Maio. A tradição de as crianças se enfeitarem com coroas e colares de flores, correndo as casas a cantar uma quadra e a pedir doces, mantém-se viva no dia 1 de maio. Não sendo natural das Atalaias, a autora destacou o quanto foi “interessante descobrir” estas e outras tradições que marcam a identidade da aldeia.

* Com Magda Ribeiro em Proença-a-Nova

Magda Ribeiro

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *