Feira do Pinhal foi inaugurada pelo Sec.Estado do Desenvolvimento Regional

Inauguração

Manuel Castro Almeida, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional veio inaugurar a Feira do Pinhal. Conhecedor das realidades do interior e sempre ligado a esta temática, abordou a necessidade de qualificação do interior e, evidentemente todas as regiões de baixa densidade populacional. Caracterizou bem o Concelho que revelou conhecer em detalhe e apontou mesmo para uma densidade inferior a 15 habitantes por kilómetro quadrado o que faz compreender com facilidade a dificuldade de investir correctamente.

Dr Manuel Castro Almeida

Foi claro quando falou que as regiões devem estar dotadas de meios que proporcionem qualidade de vida, mas, enfatizou, “não é necessário que em cada Concelho existam todos os equipamentos“. Aludiu à classificação de Oleiros no ranking dos Concelhos bem geridos, frisando que “o 21º lugar em 308 Concelhos é obra de monta“.

Abordou o próximo QREN do período de 2014/20 e os 20 mil milhões de euros que o país vai receber ( 3 mil milhões em cada ano) e salientou que no Programa “ITI” Investimentos Territorias do Interior, os Autarcas vão ter uma palavra a dizer. Deixou uma palavra de esperança suportada pelo novo programa POR ( Programa Operacional Regional) visando a satisfação de necessidades do interior, acrescentando que o país sairá da crise.

José Santos Marques

Antes, José Santos Marques, Presidente da Câmara de Oleiros havia sido incisivo na defesa da valorização do interior e na necessidade do QREN ter em conta as carências da região e a necessidade de atrair pesssoas continuadamente. Oleiros, “pode ser uma opção de vida“, disse.

Naturalmente, destacou a importancia da Feira do Pinhal, a XIII, hoje com 230 Expositores e muitos em lista de espera.

Sessão Solene

A Sessão Solene terminou para dar início a uma visita detalhada pela Feira do Pinhal onde o Secretário de Estado foi trocando opiniões com os Expositores de forma aberta, também e, naturalmente, no nosso Jornal.

Stand do Jornal de Oleiros

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Oleiros. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *