XVII Feira Raiana em Idanha-a-Nova foi um sucesso

Feira Raiana visitada por 75000 pessoas

– 17ª edição é a mais bem sucedida de sempre –

Encerrou no passado Domingo, dia 4 de Agosto, a 17ª edição da Feira Raiana, que contou com a visita de 75000 pessoas desde o dia da sua abertura, 31 de Julho. O certame, que este ano se realizou em Idanha-a-Nova, conseguiu bater todos os recordes, relativamente ao número total de visitantes, ao número de expositores presentes na Feira, e relativamente à presença espanhola, que foi a mais significativa desde a primeira edição em 1994.

A Feira Raiana, que é considerada uma das maiores mostras do Interior de Portugal, conseguiu cumprir todos os objectivos a que se tinha proposto, nomeadamente na promoção dos Produtos da Terra, como factor essencial para o Desenvolvimento Local e Cooperação Transfronteiriça, e na dignificação do Mundo Rural. Os mais de 200 expositores presentes na Feira divulgaram os produtos de excelência produzidos no concelho de Idanha-a-Nova, e da Beira Interior, como queijos, enchidos, azeites, fruta, sabonetes e essências naturais, chás, compotas, empadas, entre muitos outros, e promoveram activamente o território do ponto de vista turístico.

Espanha teve uma presença marcante, a mais vigorosa desde 1994, provando que Idanha-a-Nova e Moraleja estão unidas pela valorização dos territórios raianos da Beira Interior Sul e da Província de Cáceres (Extremadura).

O público aderiu em massa à Feira Raiana, assistindo entusiasticamente tanto à cerimónia de abertura, como aos espectáculos, aos workshops, à corrida de touros e às largadas, às festas de DJs, e aos momentos de live cooking. O grande destaque vai, no entanto, para a Casa Sustentável – Modelo Idanha ‒ um projecto inédito no país e na Europa, diferenciado pela sustentabilidade, eficiência, durabilidade, beleza, flexibilidade e conforto ‒ que foi visitada de dia e de noite, inspirando muitos sonhos.

A XVII Feira Raiana encerrou em clima de festa, antevendo-se uma excelente participação de Idanha-a-Nova na sua próxima edição, que se realizará em 2014, em Moraleja.

Fotos divulgação disponíveis em:

https://www.wetransfer.com/downloads/beb125fb44978607b22213bb63e08c6b20130805202928/a6977e

XVII Feira Raiana arrancou 4ª Feira em Idanha-a-Nova

Feira Raiana

– Os produtos da terra e a dignificação do mundo rural –

Realizou-se na passada Quarta-Feira, dia 31 de Julho, a cerimónia de abertura da XVII Feira Raiana, no Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova – IPCB, totalmente lotado por convidados e população local.

O acto inaugural contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Eng.º Armindo Jacinto; do Alcaide do Ayuntamiento de Moraleja, D. Pedro Caselles; do Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul, Comendador Joaquim Morão; da representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Dra. Ana Abrunhosa; do Secretario General de Relaciones con las Instituciones, D. Alfonso Santos, em representação do Governo da Extremadura; do Deputado de Turismo, D. Alvaro Árias, em representação da Diputación de Cáceres; da Directora da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova – IPCB, Dra. Ana Rita Garcia; do Sr. Padre Adelino Lourenço, e do Engº Álvaro Rocha, que há poucas semanas renunciou ao mandato de Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Foi precisamente com uma homenagem ao antigo Presidente da Câmara, Engº Álvaro Rocha, que se iniciou a cerimónia, pela sua dedicação à res publica, às gentes do concelho e aos trabalhos de organização da Feira Raiana, que desde a sua primeira edição, em 1994, contaram com a sua sabedoria.

O Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Engº Armindo Jacinto, afirmou, no seu discurso de abertura da XVII Feira Raiana, que “a fixação de pessoas é importante para a dinamização local” e considerou crucial para este território “dignificar o Mundo Rural, dando-lhe uma outra notoriedade”. Por este motivo, acrescentou, o Município de Idanha-a-Nova irá encetar todos os esforços, junto de governantes e parceiros, para que no próximo quadro comunitário as pequenas e médias empresas do concelho possam encontrar medidas de apoio para dinamizar os seus negócios e assim contribuírem para o incremento do mundo rural, do Turismo, Agricultura, Pecuária, Agro-Indústrias, Indústrias Criativas, entre outras.

Armindo Jacinto declarou também que o programa da XVII Feira Raiana cumpre plenamente os seus objectivos e distingue-se pela forte representatividade nos sectores Agro-industrial, Pecuária, Serviços Empresarias, Educação, Acção Social, Turismo e Cultura, fomentando as relações económicas transfronteiriças, estimulando o desenvolvimento sustentável do território e contribuindo para a dinamização do mundo rural local. O actual Presidente do Município, esclareceu, que o desenvolvimento local e a cooperação transfronteiriça, elementos essenciais ao sucesso da Feira, só são possíveis pelo facto de Idanha-a-Nova ter como parceiros o Ayuntamento de Moraleja, o Governo da Extremadura, a Diputación de Cáceres e a EUROACE. Esta é, aliás, a edição com a maior participação de sempre de empresários espanhóis na feira.

O foco desta feira está nos produtores de carnes, queijos de excelência, azeites, hortícolas e frutícolas, pão bolos e artesanato. São estes produtos de excelência, empresários do concelho premiados a nível nacional e internacional, e artesãos que são a razão de ser da XVII Feira Raiana.

A 17ª edição da Feira Raiana tem como novidades a apresentação da Casa Sustentável – Modelo Idanha, um projecto inédito no país e na Europa, diferenciado pela sustentabilidade, eficiência, durabilidade, beleza, flexibilidade e conforto; o lançamento do primeiro livro de receitas Sabores de Idanha-a-Nova – Gastronomia Raiana em 4 Estações; e a constituição do projecto “Terras da Idanha”, que coloca os produtos regionais de excelência em mais de 200 lojas espalhadas pelo país.

Armindo Jacinto anunciou ainda a implementação do projeto “Monsanto Hotel Escola”, em parceria com o IPCB e a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova – IPCB, com a colaboração da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e que tem inauguração prevista para o próximo mês de Setembro.

* Apoio: Quarta Perfeita, Agência de Comunicação e

Carmo Barroso, Correspondente em Idanha-a-Nova

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *