Bombeiros de Proença em festa

ANTIGOS BOMBEIROS DE PROENÇA E SEUS DIRIGENTES VOLTAM A REUNIR-SE

EM PROENÇA-A-NOVA

Francisco Costa e Paulo Santiago

. 2ª CONFRATERNIZAÇÃO DOS ANTIGOS SOLDADOS DA PAZ

CMDT e Presidente

Tal como noticiámos na penúltima edição do nosso jornal, realizou-se no dia 12 de julho, em Proença-a-Nova, a segunda confraternização de antigos elementos do corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova. Em 2010 já se tinha realizado um Jantar-Convívio, que contou na altura com a presença de uma centena de pessoas.

Este ano, o evento foi idealizado na modalidade de Festa de Homenagem, de novo por iniciativa do Sr. Francisco Costa, bombeiro fundador, e contou com a colaboração do professor Paulo Santiago, que o ajudou na logística e na divulgação do evento.

Jantar

O objetivo desta confraternização prendeu-se exclusivamente em promover a união de toda a família dos Bombeiros: antigos e atuais elementos do corpo ativo e dirigentes daquela Associação em distintas épocas.

Às 17 horas o Sr. Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, procedeu à Visita Pastoral ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova e procurou inteirar-se junto do Comando e da atual Direção sobre o seu funcionamento, massa humana, instalações, equipamentos e prestação de serviços por parte da corporação, entre outros assuntos. Muitos ex-bombeiros, ex-dirigentes e respetivos familiares acompanharam esta visita, bem como uma delegação de dirigentes dos Escuteiros de Proença-a-Nova.

Às 17.40 horas a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários perfilou em frente ao Quartel e prestou homenagem ao Sr. Bispo. Em seguida, a sirene ecoou num toque prolongado para se fazer cumprir um Minuto de silêncio em memória dos Soldados da Paz entretanto falecidos.

Às 17.45 horas, o Grupo de Bombos da Casa do Benfica abriu o cortejo até à Igreja Matriz, onde foi celebrada pelo Sr. Bispo a Eucaristia por intenção dos Antigos Bombeiros e de Ação de Graças pelos presentes. Esta cerimónia contou com Guarda de Honra dos Bombeiros e dos Escuteiros de Proença-a-Nova e com animação musical por parte do distinto Grupo Coral de Proença-a-Nova, dirigido pelo seu Maestro Carlos Gama. No final, o Grupo Coral quis homenagear a Associação Humanitária e o quanto representa para todos os proencenses, brindando os presentes com a interpretação do “Hino a Proença-a-Nova” de autoria do saudoso médico e amigo, Dr. Acúrsio Castanheira, também ele antigo Presidente da Assembleia Geral por altura da construção do Quartel dos Bombeiros. Este foi um dos momentos mais emocionantes da tarde pela intenção e pelo conteúdo, colhendo no final um enorme aplauso por parte das pessoas que emolduravam o templo e quiseram associar-se expontaneamente a esta efeméride.

O Jantar-Convívio foi servido pelo Restaurante Milita no Salão dos Bombeiros Voluntários e contou com a presença de centena e meia de pessoas, entre antigos e atuais bombeiros, dirigentes, familiares, amigos e associados da Corporação.

No final, procedeu-se à entrega de medalhas comemorativas e de fotografias do primeiro encontro realizado em 2010, num momento de sentida Homenagem aos Antigos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova e aos seus antigos dirigentes. Familiares dos bombeiros entretanto falecidos receberam as medalhas e as fotografias em sua homenagem. Depois, foi dada a palavra aos anfitriões desta festa de homenagem: ao Presidente da Direção, Sr. José Araújo Marques, que se congratulou com a iniciativa, elogiou o trabalho do Comando, as virtudes dos elementos do corpo ativo e disponibilizou as instalações e equipamentos aos sócios; e ao Comandante do corpo ativo, Sr. Hugo Magalhães, que chamou os seus adjuntos ao palco e referiu que só com trabalho de equipa era possivel alcançar sucesso, associado por sua vez ao esforço e à determinação dos seus graduados, homens e mulheres que chefiavam.

A finalizar, realizou-se a “Grande Noite de Fados” com Nunes Fradique e o seu Grupo de Fados, espetáculo muito apreciado pelo público presente.

Os organizadores, Francisco Costa e Paulo Santiago, pretendem promover um novo evento no próximo ano.

O Jornal de Oleiros e a Correspondente local juntam-se já no apoio à iniciativa.

* Com Magda Ribeiro em Proença-a-Nova

 
 

Magda Ribeiro

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *