XVII Feira Raiana em Idanha-a-Nova, de 31 Julho a 4 de Agosto

XVII FEIRA RAIANA – PRODUTOS DA TERRA

Feira Raiana

– De 31 de Julho a 4 de Agosto o futuro decorre em Idanha-a-Nova

Está em contagem decrescente a abertura de portas para a 17ª edição da Feira Raiana, aquela que é já considerada a feira mais importante do interior de Portugal.

O certame, que decorre em anos alternados em Portugal e Espanha (em Idanha-a-Nova e Moraleja, respectivamente), funciona como uma mostra agro-industrial, turística e cultural, e constitui o exemplo mais significativo de promoção e cooperação transfronteiriça entre os municípios da Beira Interior Sul e da Província de Cáceres (Extremadura), inserindo-se no âmbito da Associação A Raia / La Raya.

Nesta 17ª edição da Feira Raiana, a temática volta a ser os “Produtos da Terra”, continuando, desta forma, o Município de Idanha a enfatizar a importância estratégica da promoção dos produtos regionais de qualidade de Idanha-a-Nova, do Geopark Naturtejo (do qual faz parte), da Beira Interior e da Extremadura Espanhola, num contexto sócio-económico em que a opinião pública está especialmente sensibilizada para a valorização dos produtos endógenos de qualidade DOP, produtos biológicos e naturais.

Também a Inovação e a Sustentabilidade serão temas abordados e promovidos pela Feira, não só pela sua ligação aos Produtos da Terra, mas por serem os principais factores de desenvolvimento de um mundo rural de oportunidades e de futuro que se quer constituir no Município de Idanha-a-Nova e na Extremadura espanhola.

Assim, está já em curso a construção da Casa Sustentável – Modelo Idanha, que estará aberta ao público durante a Feira, e em torno da qual se irá realizar um workshop sobre Construção Sustentável. Destaque também para o show cooking de sushi com vegetais de Idanha-a-Nova e um workshop sobre Unidades de Produção Local – Fabrico Artesanal e Comercialização.

A Feira Raiana traz a Idanha-a-Nova milhares de visitantes, portugueses e espanhóis, que durante vários dias têm contacto com mais de 200 expositores de produtos e serviços dos dois lados da fronteira, gastronomia, artesanato e demonstrações de cultura popular.

* O Jornal de Oleiros estará presente.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *