Trilho dos Apalaches em Oleiros, acontecimento relevante

Grande destaque

Trilho Internacional dos Apalaches vai ser implementado em Oleiros

 

A Câmara Municipal de Oleiros acaba de deliberar a implementação da Grande Rota do Moradal – Pangeia, um projeto que visa a valorização e internacionalização do património natural e arqueológico do concelho, através da sua integração no Trilho Internacional dos Apalaches.

* Valorização das Freguesias e revitalização

O trilho português, a ser implementado em Oleiros – nas freguesias de Estreito, Sarnadas de S. Simão, Orvalho e Vilar Barroco -, recebe o nome Rota do Moradal – Pangeia em alusão à emblemática montanha quartzítica deste concelho, muito valiosa em geo e biodiversidade, assim como ao continente que existiu até há 200 milhões de anos e que reunia todos os continentes que existem atualmente.

Com a introdução em Portugal do mais famoso percurso pedestre do mundo, mais precisamente em Oleiros, permite-se não só essa ligação transcontinental, numa aproximação ao mercado americano, como também se potencia a diversificação da oferta turística desta região do Geopark Naturtejo, sob os auspícios da UNESCO, apostando no turismo de natureza e no touring cultural e paisagístico.

Dando diversidade à oferta de experiências ao longo do percurso e pretendendo alargar o leque de potenciais utilizadores, para além da existência de uma via de BTT, da valorização de miradouros existentes e da recuperação de trilhos antigos, o projeto contempla ainda uma escola de escalada e uma Via Ferrata com 150 m, a primeira a ser implementada em Portugal.

Inserindo-se na estratégia de organização e valorização dos pontos de interesse do concelho e no âmbito do projeto agregador – Rota das Montanhas de Oleiros -; a Grande Rota do Moradal – Pangeia, com cerca de 38 Km, será um eixo turístico de características polivalentes para dar resposta aos diferentes públicos e ampliar o interesse de qualquer visitante em conhecer a região.

* Apoio do Gabinete de Comunicação da Câmara de Oleiros

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Uma Resposta a Trilho dos Apalaches em Oleiros, acontecimento relevante

  1. Joaquim Vitorino diz:

    É uma excelente notícia, para contrariar as más que nos tem caído em cima, nos últimos dias. A rota do Moradal-Pangea, vai ser uma mais valia para toda a zona; é necessário todo o empenhamento da CM de Oleiros, e sobretudo; colocando nos roteiros internacionais esta oferta, de grande significado e procura no campo da Arqueologia. Muitos destes “TRILHOS” procurados em todo o Mundo, são de difícil acesso, o que não é este o caso. Parabéns à iniciativa, que só peca por tardia. Tenciono visitar o local, para depois escrever sobre ele. J. Vitorino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *