Licenciatura em Engenharia Civil do IPCB com avaliação máxima

Licenciatura em Engenharia Civil do IPCB/ Escola Superior de Tecnologia com acreditação máxima

IPCB

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acaba de acreditar, sem restrições, por um período de cinco anos, a Licenciatura em Engenharia Civil do IPCB / Escola Superior de Tecnologia. Com esta decisão, o curso de Engenharia Civil do IPCB/EST vê reconhecida a sua qualidade e desempenho por parte da entidade que, em Portugal, garante a qualidade do ensino superior, “através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos, bem como no desempenho das funções inerentes à inserção de Portugal no sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior.

A avaliação da A3ES à Licenciatura em Engenharia Civil do IPCB / EST teve por objeto a qualidade do desempenho, medindo o grau de cumprimento da sua missão através de parâmetros de desempenho relacionados com a respetiva atuação e com os resultados daí decorrentes. Foram parâmetros de avaliação da qualidade do curso, designadamente, o ensino ministrado, nomeadamente o seu nível científico, as metodologias de ensino e de aprendizagem e os processos de avaliação dos estudantes; a qualificação do corpo docente e a sua adequação à missão da instituição; a atividade científica e tecnológica devidamente avaliada e reconhecida; a cooperação internacional; as instalações e o equipamento didático e científico; os mecanismos de ação social; a adequação do ensino ministrado em cada ciclo de estudos às competências cuja aquisição aqueles devem assegurar; a inserção dos diplomados no mercado de trabalho; a valorização económica das atividades de investigação e de desenvolvimento tecnológico adequadas à missão da instituição; a integração em projetos e parcerias nacionais e internacionais; a prestação de serviços à comunidade.

Este resultado premeia o esforço continuado da Unidade Técnico-Científica de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia, dos seus estudantes e docentes.

Para o Presidente do IPCB, Carlos Maia, “apesar de não constituir uma surpresa, o momento é de satisfação. A acreditação de um curso sem qualquer restrição e pelo período máximo é sempre motivo de satisfação, uma vez que traduz o reconhecimento, por parte de uma entidade imparcial, da qualidade do curso, é o reconhecimento de que o curso responde positivamente ao mais alto nível a todos os critérios que estão a ser avaliados. E isso é particularmente relevante numa área como a Engenharia Civil, que a nível nacional tem tido uma procura reduzida nos últimos anos verificando-se para o ano letivo de 2013/14 uma quebra acentuada da oferta de vagas e até o encerramento de alguns cursos”.

Para o próximo ano letivo de 2013/14, o IPCB/ Escola Superior de Tecnologia vai disponibilizar 24 vagas para a licenciatura em Engenharia Civil.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Ciência, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *