Festival da Cereja em Proença-a-Nova foi marcante

Festival da Cereja atraiu visitantes de todo o país

Produtores escoaram perto de 2500 quilos de cereja

O tempo frio não assustou visitantes de todo o país que, no fim de semana, levaram cereja do concelho de Proença-a-Nova para locais distantes como Fafe e ilha da Madeira. O Festival da Cereja de Montes da Senhora é o primeiro a realizar-se a nível nacional e o amadurecimento precoce do fruto marca a diferença. No total, os 14 produtores presentes na iniciativa escoaram perto de 2500 quilos.

Embora a cereja seja o principal atrativo do evento, outros produtores divulgaram sabores regionais – das compotas aos licores, do bolo finto aos biscoitos, do artesanato aos enchidos e vinhos, passando por apresentações inovadoras da cereja, nomeadamente em bombons confecionados artesanalmente. A marca Proença-a-Nova Origem fez também a promoção dos produtos e serviços aderentes e disponíveis na loja online. 

O programa do festival incluiu um passeio de cicloturismo, organizado pelo Clube Os Pênêvês. Com um percurso de cerca de 25 quilómetros, cruzou alguns dos maiores cerejais da zona, com passagens pelas localidades de Fróia, Catraia e Chão do Galego. Também o passeio turístico guiado, realizado no sábado, incluiu uma visita ao recinto do festival. O roteiro do passeio iniciou-se no Centro Ciência Viva da Floresta, com atividades que assinalaram o Dia do Fascínio das Plantas, prosseguindo com visitas ao Espaço Ribeiro Farinha e Museu Isilda Martins.

A tarde de domingo foi de folclore, com um encontro promovido pelo Grupo de Danças e Cantares. Com organização da Liga dos Amigos dos Montes da Senhora, com apoio do Município, a segunda edição do festival confirmou a adesão do público, ficando desde já no ar a promessa de que o evento é para manter no calendário de 2014.

* Com Magda Ribeiro em Proença-a-Nova

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia, Proença-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *