IPCB vence Festival Nacional de Robótica 2013

Robôs do IPCB alcançam um primeiro e terceiro lugar no Festival Nacional de Robótica 2013

Equipas

O robô ESTCAR, apresentado pelo IPCB no Festival Nacional de Robótica (FNR), que decorreu de 24 a 28 de Abril, em Lisboa, alcançou o primeiro lugar na prova de Condução Autónoma – Rookie.

Este robô foi construído no âmbito do Curso de Especialização Tecnológica (CET) de Automação e Manutenção Industrial, fazendo parte do projeto final de dois alunos do curso.

Para além da participação do ESTCAR, o IPCB concorreu ainda com o robô KIKA na prova de Condução Autónoma – Challenge, tendo melhorado a sua classificação, relativamente a anos anteriores, subindo do quarto para o terceiro lugar.

Os resultados agora alcançados no FNR de 2013 premiaram o espírito e empenho da equipa do IPCB/ Escola Superior de Tecnologia para superar as dificuldades das provas.

A participação do IPCB no Festival Nacional de Robótica teve início no dia 24 de abril com a apresentação da investigação “On the development and simulation of a Robotic Ultrasound Guided System for Orthopedic Surgical Procedures”, pelo Professor Paulo Gonçalves, no âmbito dos projetos HIPROB e ECHORD em execução no Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do IPCB.

As duas equipas do IPCB presentes no FNR 2013 eram constituídas pelos docentes dos Cursos de Engenharia Industrial e CET de Automação e Manutenção Industrial Paulo Gonçalves e Pedro Torres, pelo Técnico Superior José Sequeira e pelos alunos João Pinto, Tiago Martins, Ruben António, Júlio Dinis.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques, Economia. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *