Oleiros aprovou Plano Operacional contra incêndios

Aprovado Plano Operacional Municipal Contra Incêndios

Apresentação do POM

Após a aprovação no início do presente ano do Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios (PMDFCI) de Oleiros, com uma vigência de 5 anos, foi agora aprovado, no passado dia 18 de abril, também por unanimidade e em sede de Comissão DFCI, o Plano Operacional Municipal (POM) para 2013. Este documento elaborado pelo Gabinete Técnico Florestal do Município, visa a preparação e planificação anual de todas as operações envolvidas na defesa da floresta contra incêndios durante o período crítico.

Na ocasião, para além da apresentação e aprovação do documento, teve ainda lugar o briefing semanal do Centro de Coordenação Operacional Distrital (CCOD), pelo seu comandante Rui Esteves. Seguiram-se as intervenções dos responsáveis distritais pelos três pilares do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios. O 1.º Pilar, o da Prevenção Estrutural, foi apresentado pelo Eng. Joaquim Proença, do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas), seguindo-se a intervenção do Major Brito da GNR, com o 2.º Pilar do Sistema, o da Prevenção Operacional. Finalmente, o 3.º Pilar, relativo ao Combate, esteve a cargo do Comandante Rui Esteves, da ANPC.

Esta reunião revelou-se muito produtiva, havendo espaço para o debate de ideias entre todos os presentes. No final, concluiu-se que “sem prevenção haverá sempre incêndios florestais” e que “é na união e perfeita coordenação entre as entidades DFCI envolvidas, através de um ataque célere e eficaz, que se poderá colmatar a problemática dos incêndios florestais (…) só assim se consegue evitar que uma simples ocorrência se converta num incêndio de grandes proporções”.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Bombeiros, Destaques, Oleiros. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *