Ribeira da Isna está a ser recuperada

Operação de limpeza na ribeira da Isna

Ribeira da Isna

Intervenção orçada em 217 mil euros acompanha os 28,5 km da ribeira no concelho

A margem da ribeira da Isna vai ser alvo de uma intervenção de limpeza orçada em 217 mil euros, abrangendo uma largura de 20 metros no lado do concelho de Proença-a-Nova. O objetivo da operação, financiada através do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural), é remover vegetação e lixos que aumentam o risco de cheias e de incêndios, contribuindo simultaneamente para aumentar o interesse paisagístico da área abrangida.

A intervenção acompanha o percurso da ribeira no concelho, numa extensão de de 28,5 km, uma linha vasta que faz fronteira com os concelhos de Mação, Oleiros e Sertã. A área total a limpar perfaz 55,13 hectares. Em termos práticos, a candidatura aprovada prevê a desmatação seletiva, com eliminação das silvas, matos e outras espécies arbustivas, e a eliminação de árvores caídas e com crescimento no leito, assim como a remoção de lixos acumulados.

Além do contributo para a prevenção de incêndios, com a criação de cordões ripícolas, do ponto de vista ambiental promove-se a estabilização das margens e o contributo positivo para o ecossistema fluvial. Recorde-se que foram já feitas idênticas intervenções nas ribeiras do Alvito, Freixada, Fróia, Penafalcão e Sarzedinha.

* Com Magda Ribeiro em Proença-a-Nova

 

Magda Ribeiro

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Autarquias, Destaques, Economia, Isna, Proença-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *