Sobreira Formosa inaugura Museu

Espaço Ribeiro Farinha reúne 75 peças

Núcleo museológico inaugurado sábado, na Sobreira Formosa

Inauguração

No local onde aprendeu a ler e escrever, nasceu o “ponto de retorno” de Ribeiro Farinha às suas origens. Assim definiu o pintor o espaço inaugurado sábado na Sobreira Formosa, no Centro de Artes e Ofícios. Recordando os tempos em que o edifício era ainda escola primária, Ribeiro Farinha evocou o percurso que o levou até Lisboa e “a dureza da voragem da cidade”, explicações de vida que ajudam a desvendar um pouco da sua carreira e das várias fases criativas espelhadas no novo núcleo museológico.

Com um total de 75 peças, entre pintura, escultura e cerâmica, o Espaço Ribeiro Farinha resulta do encontro de vontades entre o autor, que cedeu as obras, e o Município, interessado em criar um núcleo dedicado “a um dos melhores artistas do concelho”, como definiu o presidente da Câmara, João Paulo Catarino. Perante uma sala cheia de público, o autarca considerou a “presença de todos um sinal claro da importância deste projeto”.

Lembrando que as obras expostas “não serão as mais significativas” do seu trajeto, mas “as que foi possível reunir”, José Ribeiro Farinha formulou o desejo de ter ainda força para trabalhar “e quem sabe mudar algumas das peças”. A mais antiga da exposição é de 1966, ano de lançamento da carreira do pintor, com a escolha de dois trabalhos para o Salão de Outono do Estoril.

A par da abertura do espaço, foi lançado o catálogo que reconstitui cronologicamente a atividade do pintor, sintetizando as várias fases e técnicas que foi experimentando ao longo do tempo. Poetas e amigos contribuíram com poemas e testemunhos que enriquecem a publicação, tendo Ribeiro Farinha deixado “o reconhecimento sincero” por essa mais-valia.

A cerimónia incluiu um apontamento musical de piano e canto lírico, protagonizado por uma jovem natural da Sobreira Formosa, Sofia Ventura, acompanhada de dois colegas. Para marcações e mais informações sobre o espaço, o Posto de Turismo é o ponto de apoio disponível para esclarecer os interessados.

* Com Magda Ribeiro, Correspondente em Proença-a-Nova

Magda Ribeiro

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Autarquias, Destaques, Proença-a-Nova. ligação permanente.

Uma Resposta a Sobreira Formosa inaugura Museu

  1. Cybercentro Castelo Branco diz:

    Ex.mos Senhores,

    Para que vos possamos enviar comunicados sobre as nossas atividades, solicitamos que nos enviem o vosso endereço de email.

    Com os melhores cumprimentos,

    Catarina Neves
    Responsável de Comunicação
    Cybercentro CB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *