Palestras de Saúde na ETPZP

ETPZP PROMOVE PALESTRAS ABERTAS DE SAÚDE E SEGURANÇA

Organizado pelos alunos e professores do curso de técnico de auxiliar de saúde, a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP), organiza um conjunto de palestras abertas cujos temas abordados são saúde e a segurança. O principal objetivo deste projeto, que decorre até ao final de Junho, é debater com a comunidade escolar, em especial com os alunos, estilos de vida saudáveis e os determinantes da saúde, morbilidade/doenças, qualidade de vida e fatores de risco da segurança e saúde.

Tendo como principal objetivo debater com a comunidade escolar, em especial com os alunos, estilos de vida saudáveis, a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) organiza um conjunto de palestras abertas cujos principais temas abordados são saúde e a segurança. Este evento, que ocorrerá, uma vez por mês, até ao final do mês de junho, prevê 5 temas a serem abordados: Sexualidade, Saúde e gravidez na adolescência (22 de Fevereiro); Fumar e cancro no pulmão (14 de Março); Desporto e alimentação (18 de Abril); Stresse e qualidade de vida (31 de Maio) e Alcoolismo e saúde (27 de Junho).

Segundo o Coordenador do curso de auxiliar de saúde da ETPZP, enfermeiro Amílcar Carvalho, “Esta iniciativa tem dois grandes vetores: em primeiro lugar promover uma vida saudável, e dar informações necessárias sobre riscos e doenças de maneiras a que as pessoas se possam prevenir. Em segundo lugar promover o desenvolvimento de debates abertos, com a criação de condições à participação fácil e espontânea, onde os alunos terão um papel central no pensamento, conceção e implementação das sessões, nomeadamente na organização, dinamização e questionamento sobre os temas eleitos”.

A primeira sessão ocorrerá no dia 22 de Fevereiro de 2013 e contará com a participação de Ascenção Baia, (enfermeira do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra) e Helena Alves (enfermeira Centro de Saúde de Pedrógão Grande). Destaca-se por fim de que a abordagem ao tem Sexualidade, Saúde e gravidez na adolescência ocorrerá, das 14h 30 às 16h 30, no auditório da ETPZP.

Dentro das atividades da ETPZP destaca-se ainda o facto de a Escola Tecnológica ter assinado no início do mês de Fevereiro um protocolo com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Considerando o interesse mútuo no desenvolvimento e aprofundamento de relações de cooperação o protocolo assinado, em Leiria, comtempla matérias de interesse comum nos domínios técnico, científico, pedagógico e outros que ambas as entidades venham a considerar pertinentes.

Escola que surpreende

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Ciência, Comunidades, Destaques, Economia. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *