Pinhal Interior Sul afirma-se em Madrid

Os concelhos de Oleiros, Mação, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei estiveram representados conjuntamente, pela primeira vez, na FITUR (Feira Internacional de Turismo de Madrid), de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. Os 5 municípios estiveram presentes no stand da Associação de Desenvolvimento Local Pinhal Maior, numa conceção inovadora e atraente subordinada ao tema “5 Concelhos, 5 Sentidos”. Por aquele local, situado no Pavilhão 4, destinado aos países da Europa, passaram milhares de pessoas, desde profissionais do turismo, ministros dos negócios estrangeiros e várias cadeias de televisão.

No local foi feita a apresentação de vídeos e de material promocional dos vários empreendimentos existentes, para além da degustação de produtos gastronómicos da região e da oferta de merchandising. A presença dos concelhos do Pinhal foi um sucesso e um marco importante para a afirmação do território num dos maiores certames mundiais de turismo e no principal mercado turístico português (de onde vêm anualmente 5,7 milhões de turistas).

Região com impacto na Feira de Madrid

Milhares de pessoas passaram pelo expositor da Pinhal Maior

Vários milhares de pessoas passaram, entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, pelo expositor da Pinhal Maior na Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur).

A região volta a participar com um espaço único – reunindo os concelhos de Proença-a-Nova, Mação, Oleiros, Sertã e Vila de Rei – na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre entre 27 de fevereiro e 3 de março.

Localizados a cerca de quatro horas de viagem de Madrid, os cinco concelhos são atravessados pelo IC8 e todo o corredor de passagem para a Figueira da Foz, um dos destinos de eleição dos turistas espanhóis. Aproveitar esta circulação e captar novos visitantes é um objetivo estratégico rumo ao qual João Paulo Catarino, presidente da Pinhal Maior, considera ter sido dado um passo significativo.

Apesar da participação das regiões de turismo ter sido concentrada, a nível nacional, num mesmo pavilhão, o autarca aponta a importância de um investimento acrescido da região do Pinhal. “Atendendo à área geográfica muito grande do Turismo do Centro, com vários destinos já consolidados, acaba por haver alguma dificuldade em afirmar a região. Optámos por percorrer o nosso caminho”, explica João Paulo Catarino.

Sob o lema “5 Concelhos, 5 Sentidos”, o expositor da Pinhal Maior apresenta pontos de interesse como os passeios pedestres, aldeias do xisto, praias fluviais e desportos de aventura, sem esquecer a gastronomia e as tradições. Um calendário com os principais eventos de 2013 destaca iniciativas como a Festa do Município, o Festival da Cereja, a Feira da Tigelada e a Feira do Natal e da Filhó. Artesãos a trabalhar ao vivo e o som da concertina foram alguns dos elementos de animação levados a Madrid.

Fitur, Madrid

* O Jornal de Oleiros agradece a atenção dos Gabinetes de Comunicação das Câmaras de Oleiros e de Proença-a-Nova.

 

Fitur, Madrid

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Autarquias, Comunidades, Destaques, Economia, Oleiros, Proença-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *