Grupo Coral de Proença-a-Nova na Casa da Sertã

“A tradicional Venda de Natal da Casa da Comarca da Sertã (CCS) realizou-se dia 8 de Dezembro, tendo como ponto alto um Concerto de Natal pelo Grupo Coral de Proença-a-Nova.

G.Coral Proença

Os visitantes tiveram oportunidade de comprar presentes diferentes, entre artesanato, livros e diversos produtos regionais, nomeadamente o mel de urze e de rosmaninho da Isna (Oleiros). Destacaram-se, naturalmente, os maranhos e bucho, para além da doçaria regional, nomeadamente filhós, coscorões e cartuchinhos de Cernache, pela empresa Santos & Marçal, associada da CCS.

O Grupo Coral de Proença-a-Nova, dirigido pelo Prof. Carlos Gama, a quem, juntamente com a Câmara Municipal de Proença-a-Nova, agradecemos a disponibilidade, brindou-nos com Concerto de Natal que maravilhou os presentes, interpretando, nomeadamente, músicas natalícias que fazem parte da cultura tradicional beirã.

Amilcar Oliveira

Marcaram presença, entre outros, o sócio-fundador Amílcar Francisco de Oliveira, que este ano completou 97 anos de idade, e a anterior presidente de Direcção da CCS e actual Conselheira Regional por Proença-a-Nova, Eng.ª Irene Fernandes Cardoso.

Na ocasião foi inaugurada a exposição de fotografia “Viva a Bandalheira”, a qual regista para a posteridade diversos momentos de uma iniciativa integrada na festa anual da freguesia. Durante a festa, à segunda-feira, reúne-se um grupo de tocadores de instrumentos musicais, amadores e profissionais, que conjuntamente com todos aqueles que se quiserem associar, percorrem todas as casas isnenses que abrem as suas adegas para receber os músicos e o extenso grupo de convivas que o acompanha. Provas de vinhos, bolos típicos da Isna, broas de milho e outros acepipes são servidos a todos, durante toda a tarde e parte da noite, tudo temperado com muito convívio salutar entre todos (facilitado pela “alma” do vinho).

Da autoria de João Nuno Reis, Presidente da Direcção da Liga de Amigos da Freguesia da Isna (Oleiros) e sócio da CCS, a referida exposição está patente no Salão Nobre da CCS e poderá ser visitada diariamente, entre as 19h e as 21h, até dia 6 de Janeiro.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Destaques, Educação, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *