Jantar de Natal de ex-Bombeiros Voluntários de Braga

EX-BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BRAGA

Bombeiros Voluntários de Braga

REÚNEM EM JANTAR DE NATAL

Na verdade para os portugueses jantares de Natal nesta Quadra Natalícia é uma coisa normal, mas neste caso, tem uma particularidade especial que merece ser destacado, trata-se dos ex-bombeiros voluntários da Corporação de Braga, demissionários por incompatibilidade com o Comandante e já lá vão 6 anos.

Na noite de sábado dia 8, dos cerca de 90 demissionários, estiveram presentes mais de 60, com as respectivas famílias, num convívio, onde alguns fizeram pequenos discursos alusivos a momentos que viveram na Corporação, bons e menos bons e onde também manifestaram a preocupação com o momento actual e futuro da Corporação.

A saudade e paixão por aquilo que faziam enquanto bombeiros, está tão presente que o ex-bombeiro Jorge Vilela, andava com um sonho, o de construir uma réplica do Quartel do Bombeiros Voluntários de Braga em doçaria, para a sobremesa do Jantar de Natal o que após muitas horas de trabalho, conseguiu de uma forma espantosa, uma verdadeira obra de arte.

De salientar que estes homens e mulheres ex-bombeiros, serviram a Corporação durante muitos anos, alguns durante décadas e passados 6 anos da sua saída, ainda se emocionam quando falam do quanto deram à Corporação, da sua dedicação e de todo o seu tempo livre que dedicaram a uma causa “ vida por vida” ajudando os outros, sem esperarem qualquer tipo de recompensa, deixavam a família e amigos em dias e noites festivas para acudir a quem chamava por socorro.

Eu estive presente neste jantar e vi e senti a emoção de alguns ex-bombeiros que não resistiram aos discursos do momento, sendo bem patente algumas lágrimas de emoção, como foi o caso de Fernando Gonçalves e Joana Rodrigues.

Não restam quaisquer dúvidas, a população da cidade de Braga sem estes voluntários, ficou a perder e muito.

Correspondente em Braga

Rui Monteiro Rodrigues

 
 
 
 

Jantar de Natal

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Autarquias, Bombeiros, Comunidades, Destaques com as tags . ligação permanente.

Uma Resposta a Jantar de Natal de ex-Bombeiros Voluntários de Braga

  1. Joaquim Vitorino diz:

    Tenho pelos Bombeiros voluntários grande consideração e estima; estes Homens e Mulheres, deveriam ter, tanto pelo poder, como pela sociedade em geral, um tratamento diferenciado; efetivamente, eles dão muitas vezes aos outros, aquilo que, por forças das circunstâncias, inerentes às funções, têm que negar às suas famílias.
    Um Bom Natal para todos eles; dias melhores vão chegar.
    J. Vitorino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *