Passeios imperdíveis entre Espanha e Castelo Branco

BARCO TURÍSTICO ATRACA NOS LENTISCAIS

O Balcon del Tajo, uma embarcação turística com capacidade para 80 passageiros que opera há cerca de ano e meio em águas espanholas, passou a navegar, desde Agosto deste ano, também em águas nacionais, fazendo a ligação entre o cais de Lentiscais (Castelo Branco), cujas obras se encontram inteiramente concluídas, e o cais de Cedillo (Espanha).

A Câmara Municipal de Castelo Branco pretende ainda resolver o problema do acesso ao cais de Malpica do Tejo, para que o concelho fique com dois cais que servirão de portas de entrada por via fluvial a Castelo Branco.

O cais de Lentiscais, a seis quilómetros da cidade de Castelo Branco, representou um investimento de 250 mil euros, com o apoio de verbas comunitárias, estando dotado de espaços de lazer, estacionamento e uma zona intermodal para autocarros. A ligação entre a cidade de Castelo Branco e o cais será feita em autocarros. O posto de turismo, no centro da cidade, presta informação sobre os passeios.

Para Joaquim Morão, esta é a primeira e única iniciativa válida desde a criação do Parque Natural do Tejo Internacional em 2000. “trata-se de uma porta aberta para o turismo de que tanto se fala”, referiu o autarca albicastrense.

As viagens, no Balcon del Tajo, percorre a zona do Tejo Internacional através de visitas documentadas, serão regulares nos fins-de-semana, sendo os horários de embarque efetuados no cais de Lentiscais às 10h30 e às 12h30, às 18h30 e às 19h00.

satisfação no cais

Os preços, estes divergem consoante o programa ou a idade dos passageiros. Os adultos pagam 18 euros, as crianças dos cinco aos dez anos e seniores pagam 10 euros. Há ainda preços especiais para grupos que variam em função do número de passageiros e da sua tipologia. As crianças até aos quatro anos não pagam bilhete.

Entretanto desde dia 1 de setembro, juntou-se ao Balcon del Tajo, um outro barco, o Moura Encantada, que faz exatamente o mesmo percurso, “podendo subir o Tejo até Herrera de Alcántara ou mesmo até Alcántara”, segundo nos disse Domingos Leitão, sócio-gerente da Ponsulativo, empresa que assegura a organização dos passeios em conjunto com a Incentivos Outdoor.

O Moura Encantada é um barco mais pequeno, com capacidade máxima para oito pessoas, e realiza o percurso diariamente.

Estes passeios têm sido bastante procurados. “Todos os fins-de-semana temos tido, nos horários da manhã, uma média de utilização de 55 pessoas”, disse o responsável. “As expectativas são imensas”, salienta.

No Moura Encantada, o passeio custa 10€ por pessoa e é grátis até aos 4 anos. O barco deixa o cais de Lentiscais às 10h30, 12h30, 15h30 e 17h30.

* Com José Lagiosa

Correspondente em Castelo Branco

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Comunidades, Destaques, Economia com as tags . ligação permanente.

2 Respostas a Passeios imperdíveis entre Espanha e Castelo Branco

  1. Fernanda Ramos diz:

    Gostei… A Beira Baixa precisa de portas que se abram para dentro e para fora….Só assim poderemos contribuir para que interioridade inverta o destino da desertificação progressiva.
    Fernanda Ramos

  2. Manuel Mesquita diz:

    É pena não terem pensado também nos automobilistas que desejam passar com o carro para o outro lado da fronteira e que seria muito útil!
    Mas talvez mais tarde isso venha a acontecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *