Lista de freguesias a eliminar já no Parlamento

Presidente ANAFRE

ÚLTIMA HORA

 O clamor levantado com a extinção de freguesias rola em todo o país, acrescendo ainda ser provável a ausência de tempo útil antes das próximas eleições e isso compromete o processo.

Além de ser necessária a intervenção do Tribunal Constitucional, é necessário posteriormente criar a instalação de novas freguesias resultantes da agregação de forma a permitir a constituição das listas, só possível com o território definido.

É pois, provável a alteração da data das eleições ou a retomada deste processo só depois das eleições marcadas.

……………..

Para os mais atentos e interessados

Deixamos o documento oficial que decide a extinção de Freguesias e, no caso particular de Oleiros, constata-se que a extinção da Amieira e Vilar do Barroco, no primeiro caso a Oleiros (Freguesia de Oleiros-Amieira) e de Vilar do Barroco (Estreito-Vilar do Barroco), mereceu ( ainda…)14 votos a favor, apenas 3  ( Amieira, Vilar do Barroco e Orvalho -contra) e 6 abstenções. Regista-se ainda o voto lavrado do Presidente do Orvalho, Paulo Urbano, que aplaudimos, tanto mais que não era afectado, simplesmente marcou a sua posição.

O nosso jornal tinha a ideia que os votos seriam todos contra. Estávamos enganados…!!!!

A “UTRAT” unidade técnica de apoio à reforma administrativa

do estado entregou no Parlamento a lista das 1165 freguesias a agregar (eliminar) tendo sido muito elogiada pelo Secretário de Estado Paulo Júlio por ter cumprido os prazos estabelecidos.

Assim, das 4262 freguesias existentes, 1165 vão desaparecer. Apenas 48 câmaras não são afectadas por terem 4 ou menos freguesias, 153 câmaras não se pronunciaram e 57 apresentaram propostas.

Armando Vieira, Presidente da ANAFRE defende que até às próximas eleições nada deveria ser feito. Vários movimentos de autarcas avisam para o enorme número de boicotes que vão ser realizados nas eleições de 2013.

Em muitas cidades do país as manifestações contra a extinção sucedem-se, casos recentes de Cascais em que a câmara é contra a extinção, Évora e outras.

O Porto, câmara que não se pronunciou, perde 7 freguesias, tinha antes 15, fica com 8.

Braga perde 25 das actuais 68.

Barcelos de 89 passa a 62 e Oleiros de 12 passa a 10.

Oeiras passa de 10 para 5.

Como curiosidade, anotamos que Penela, concelho do Secretário de Estado, passa de 6 para 4 freguesias, tendo a câmara proposto a manutenção de 5.

Vilar do Barroco

Amieira

PF

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Autarquias, Comunidades, Destaques, Política com as tags . ligação permanente.

Uma Resposta a Lista de freguesias a eliminar já no Parlamento

  1. Marc Raymond diz:

    E Penela, a Terra do Secretário de Estado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *