Professor José Manuel Batista Rodrigues vence Prémio Literário

Professor Batista

PRÉMIO LITERÁRIO

VENCEDOR DO IXº CONCURSO LITERÁRIO DO SPRC É PROFESSOR EM VILA VELHA DE RÓDÃO

O Sindicato dos Professores da Região Centro, no âmbito das comemorações dos seus trinta anos de existência, promoveu a edição 2012 do seu prestigiado concurso de contos, subordinado ao tema “De Abril a Maio“, dirigido a docentes de todos os graus de ensino de todo o país e outros que exerçam funções no Ensino Português no estrangeiro, tendo nele já participado alguns escritores afirmados na nova literatura portuguesa, como é o caso de Joaquim Jorge Carvalho ou João Pedro Mésseder, apenas para referir alguns dos mais significativos.

Este ano alcançou o primeiro lugar o conto A Escolha , de José Manuel Batista Rodrigues, natural de Penamacor e residente em Vila Velha de Ródão, onde leciona desde 1983.

Transcreve-se, a propósito do texto vencedor, as palavras constantes da ata do júri do Concurso: “ O conto A Escolha foi considerado unânime vencedor por evidenciar ritmo narrativo, com adequada concisão ao género literário, revelando as informações estritamente necessárias, sem ser de forma imediata e directa (…). Além disso, percebe-se preocupação com a coesão textual, bem como com as categorias de espaço e de tempo, recorrendo também, de forma intencional e adequada, à intertextualidade para a construção da sequência narrativa, que acaba por se assumir num poema de autor português.”

O autor comunicou que esta distinção constitui um importante estímulo para dar continuidade, de forma mais regular, à sua produção escrita, o que até agora vem fazendo de forma esparsa, e que a dedica a todos os professores que, com o seu trabalho e dedicação diários, prestigiam a nobre causa da educação.

O SPRC prevê a publicação deste conto em edição própria ou em parceria e congratula-se com a qualidade do texto vencedor, situação que vai sendo habitual nestas iniciativas que o Sindicato tem realizado.

A Direção Distrital de Castelo Branco , em particular, manifesta um enorme orgulho pelo reconhecimento do mérito deste nosso conterrâneo.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques, Penamacor, Vila Velha de Ródão. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *