Castelo Branco candidata-se…

LIDE Turismo e Gastronomia procura a iniciativa que melhor promove o Destino Portugal

Distrito de Castelo Branco apresenta duas candidaturas ao Prémio Welcome to Portugal 

O distrito de Castelo Branco conta com duas candidaturas ao Prémio Welcome to Portugal, galardão que pretende distinguir as iniciativas nacionais que promovam o Destino Portugal e se constituam como um cartão-de-visita do país: o Welcome Center Castelo Branco e o Different Portugal. O vencedor do Prémio, promovido pelo LIDE Turismo e Gastronomia, será anunciado dia 29 de Setembro, em Vilamoura.

Distinguir as iniciativas que envolvem as populações locais e que melhor promovem o Destino Portugal, cá dentro e lá fora, é o principal objectivo do Prémio Welcome to Portugal, promovido pelo subcomité LIDE Turismo e Gastronomia do LIDE Portugal. Trata-se de um galardão inédito em Portugal, que conta com a colaboração da Organização Mundial do Turismo, e que pretende premiar a iniciativa pública ou privada com relevância turística, que melhor envolva as populações locais e que tenha um elevado impacto na relação com os turistas, constituindo-se como um cartão-de-visita e uma referência que promova o Destino Portugal.

O projecto Welcome Center Castelo Branco tem como principal objectivo dotar o Pólo de Marca Turística Castelo Branco / Naturtejo de instalações modernas, permitindo optimizar e qualificar o atendimento turístico, promover a venda de merchandising, apoiar os agentes locais e regionais do sector, assim como comunicar a marca Centro de Portugal. O Welcome Center vem responder à dinâmica turística desta área territorial, especialmente evidenciada no território do Geopark Naturtejo.

O Different Portugal, com sede em Idanha-a-Nova, organiza visitas turísticas “à medida”, que mostram um Portugal diferente – aquele que apenas as pessoas naturais daquela região conhecem –, o Portugal autêntico, para proporcionar experiências verdadeiramente memoráveis e únicas. O Different Portugal propõe-se a dar a conhecer a história, paisagens, cozinha, música e tradições do país, para que os visitantes estrangeiros o conheçam como se fossem à descoberta do país com um amigo.

Ao todo candidataram-se 35 iniciativas, de vários géneros e de todo o país. «O conjunto de candidaturas recebidas é revelador da riqueza da oferta do Turismo Nacional e das mais diversas formas de concretizar o envolvimento dos promotores e das iniciativas com a população local, visando proporcionar a quem nos visita experiências únicas que potenciarão não só novas visitas, como recomendações a familiares e amigos, que se constitui hoje o factor de decisão mais importante na escolha de um destino turístico», explica Manuel Fernando Espírito Santo, presidente do LIDE Turismo e Gastronomia

«A sua distinção no âmbito do Prémio Welcome to Portugal é o reconhecimento do trabalho efectuado e também um incentivo à concretização de novas iniciativas e à consolidação e progresso das já existentes», conclui o mesmo responsável.

Ao Prémio Welcome to Portugal candidataram-se: o Welcome Center Viseu; o Welcome Center Castelo Branco; a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria; o projecto Vamos Receber à Moda do Porto; diversos eventos turísticos da Madeira (Festas de Carnaval, Festa da Flor, Festival do Atlântico, Festa do Vinho da Madeira, Festival de Colombo, Madeira Nature Festival, Festas de Fim de Ano da Madeira) e o Distintivo Ambiental – Estabelecimento Amigo do Ambiente também da Madeira; o projecto Travel Health Experience; iniciativas do Tivoli Hotels & Resorts; o projecto de reconversão do Terreiro do Paço; iniciativas de turismo rural da Quinta do Sobral; iniciativas dos hotéis Porto Bay; Peixe em Lisboa; Ollem Turismo Fluvial; a Festa da Nossa Sra. do Fetal; a Bioria – Rede de percursos pedestres e cicláveis do concelho de Estarreja; o Mercado Medieval de Óbidos; o Festival do Chocolate de Óbidos; o Lugar dos Afectos; a Feira Nacional do Cavalo; o Enterro do Bacalhau do Soutocico; a iniciativa Different Portugal; iniciativas do Convento do Espinheiro; o Festival Gastronómico e Cultural O Chícharo da Serra; o Casas Brancas – turismo rural na costa alentejana e vicentina; o Carnaval de Torres Vedras; as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada; Adega do Fidalgo; Parques de Sintra; e actividades de enoturismo na Herdade do Esporão.

O júri, que irá analisar as candidaturas nas próximas semanas, é constituído pelo presidente da Bolsa de Turismo de Lisboa, e representantes do Turismo de Portugal, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT), da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), da TAP, do subcomité LIDE Turismo e Gastronomia, da Midlandcom, da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), e dos media partners, RTP e Publituris.

Mais informações sobre o Prémio Welcome to Portugal podem ser consultadas no website http://www.lideportugal.com/welcometoportugal/.

In collaboration with UNWTO

Sobre o LIDE Turismo e Gastronomia

O subcomité LIDE Turismo e Gastronomia é um grupo especializado do LIDE Portugal, que tem como objectivo principal promover e posicionar o destino Portugal e a gastronomia portuguesa, no sentido de os colocar na primeira linha das opções dos turistas e consumidores estrangeiros.

Outros objectivos passam por colocar o Turismo na agenda política; promover Portugal junto do mercado turístico estrangeiro, especialmente brasileiro e europeu; fomentar o intercâmbio entre as empresas turísticas portuguesas e as dos países onde o LIDE está presente, no plano da formação, da tecnologia, do investimento e da internacionalização; promover o turismo sustentável e cumpridor das normas ambientais; potenciar o desenvolvimento do turismo local, com o envolvimento das populações locais.

O subcomité LIDE Turismo e Gastronomia é constituído por Manuel Fernando Espírito Santo, presidente, por Jorge Rebelo de Almeida, Luigi Valle, Salvador Guedes, António Trindade, Francisco Sá Nogueira, Vitor Sobral e António Rosado.

Sobre o LIDE

O LIDE é uma rede de lobbying e networking empresarial de origem brasileira, que reúne personalidades do mundo empresarial. Tem por objetivo incentivar e promover relações empresariais entre os países onde o LIDE está presente; discutir temas económicos e políticos de interesse nacional; fortalecer os princípios de good governance e a aplicação de princípios éticos na gestão dos setores público e privado; promover, atualizar e aperfeiçoar o conhecimento empresarial; e estimular a responsabilidade social e o respeito pelo meio ambiente nas empresas e organizações.

O LIDE Internacional é o braço do LIDE que tem por objetivo intensificar o relacionamento comercial internacional. É ao LIDE Internacional que as representações nacionais do Grupo de Líderes Empresarias, como o LIDE Portugal, reportam. Já presente em quatro continentes, americano, europeu, africano e asiático, espera-se que em 2012 o LIDE Internacional esteja também presente nos Estados Unidos da América, na China, na Alemanha, no México, no Chile, em Espanha, em Moçambique e na África do Sul – estes últimos três com o auxílio operacional do LIDE Portugal, à semelhança do que aconteceu, ainda em 2011, com a criação do LIDE Angola.

O LIDE Portugal foi lançado oficialmente a 1 de julho de 2011 e tem vindo desde essa altura a promover ativamente as relações entre o triângulo Portugal-Brasil-Angola.

Saiba mais em:

Midlandcom − Consultores em Comunicação

Maria Joana Reis * +351 244 859 130 * +351 939 234 512 * mjr@midlandcom.pt

António José Laranjeira * +351 244 859 130 * +351 939 234 505 * ajl@midlandcom.pt

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Economia. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *