EDITORIAL, 17 de junho, uma nova Europa?

Director

EDITORIAL

Domingo, seguramente, uma nova Europa vai surgir.

As eleições gregas, vença quem vencer alterarão o curso da política europeia.

Enquanto o povo grego faz açambarcamento de alimentos enlatados e corre aos bancos a retirar o seu dinheiro, tanto Antonis Samaras (Nova Democracia) como Alexis Tsipras ( Syriza) alterão as condições actuais.

O primeiro quer renegociar prazos, criar um ano de carência no pagamento de juros e um terceiro resgate. O segundo, irá de imediato falar com Merkel e antes de “rasgar” os acordos existentes, denuncia a impossibilidade de os cumprir e avisa que o “desastre grego” alastrará a toda a europa, com maior gravidade nos países periféricos.

A Inglaterra para revigorar a actividade econónica injecta 120 mil milhões na economia, os bancos centrais preparam planos de contingência para acorrer às possíveis corridas aos bancos…

Chegamos assim ao momento em que Portugal aparece já isolado de todos os parceiros, persistindo na manutenção “tranquila” de uma austeridade assassina que destrói o país de alto a baixo.

Trata-se de um fim de semana atípico, de futebol e de crise acentuada de consequências tão nefastas que ninguém consegue ainda perspectivar seguramente, ou, pelo menos, evita clarificar para que o pânico não se instale antes de tempo.

Director

email: jornaldeoleiros@sapo.pt

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques, Economia, Editorial, Política, Política Internacional com as tags , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *