63º Aniversário dos Bombeiros de Oleiros

Domingo, 09 de Outubro de 2011, dia de celebração de mais um aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, o seu 63º aniversário, que teve início pelas 09h00 com a concentração do Corpo Ativo e o içar da bandeira, ao qual se seguiu uma romagem ao cemitério para homenagens póstumas.

A manhã continuou, de acordo com o programado, com a receção dos convidados e das entidades oficiais, entre as quais se encontravam os digníssimos representantes do município e demais instituições do concelho, o senhor comandante Rui Esteves da Proteção Civil do distrito de Castelo Branco e os dirigentes máximos da Associação/Corporação dos bombeiros.

Seguiu-se um Porto de Honra e a inauguração da mais que merecida Sala do Bombeiro.

Dra Isabel

Posteriormente, foram atribuídas as promoções aos jovens aspirantes a bombeiro – 17 promoções de estagiários a bombeiros de 3ª- ao que se seguiu a bênção das viaturas, acompanhadas das respetivas madrinhas e padrinhos, a saber: Isabel Gonçalves, Diretora do AEPAA, viatura- VOPE 03; Rita Luís, viatura – VLCI 04; Maria Mendes, viatura – ABTD 10; Jamila Pedroso, viatura – ABSC 01; Mariana Antunes, viatura – ABTM 09 e finalmente o Corpo Ativo, representado pelo bombeiro  veterano, o senhor Alino Domingues e pelo fundador da conta do Corpo Ativo, o senhor Francisco Luís, viatura – ABTM 11.

O Desfile do Corpo Ativo, com a belíssima Fanfarra, pelas ruas da Vila de Oleiros, antecedeu a Missa solene, na Igreja Matriz, em honra de todos os bravos já tombados. E para terminar, um almoço comemorativo do aniversário, com os discursos da praxe pelas entidades presentes.

Seria assim, uma simples notícia, se quiséssemos somente informar. Porém, tanto mais há para dizer, para revelar, sobre este dia e sobre estes homens e mulheres que compõem esta instituição. Dizer que, antes destas comemorações, na véspera, muitos combateram um incêndio na zona do Orvalho e que graças à sua bravura e coragem foi completamente dominado, esse demónio de chamas que tanto teima na destruição…E alguns tiveram de ficar no rescaldo das operações. Quão interessante foi, então, verificar como contra tamanha adversidade, reinava um espírito muito além do que é comum, em dias de festa: um orgulho sadio, uma partilha magnânima, uma predisposição natural para viver o bem-comum, como é apanágio, aqui, em Oleiros. Deveras comovedor foi observar aqueles jovens a receberem as suas promoções e uma vez que fui professora de alguns deles, enche-me de orgulho e comoção vê-los assumirem uma posição de valor, coragem, lealdade, bravura, amor ao próximo e entrega total ao voluntariado. Quem acompanhou, como eu, estas comemorações não deixou, certamente, de se emocionar com as palavras do senhor comandante António José Lopes Luís, sempre que foi, ao longo do dia, fazendo a resenha das atividades ou explicando um ou outro aspeto de menor conhecimento do público em geral; quanta emoção na inauguração da Sala do Bombeiro, construída com a boa vontade de muitos e o sacrifício de tantos; e a cerimónia da bênção das viaturas…com que emoção se ouviram as palavras do motivo do apadrinhamento!

Discursaram no almoço o senhor Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, o senhor António Martins Fernandes, agradecendo a presença de todos e todas as ajudas recebidas ao longos destes anos, fazendo votos para que a corporação cresça e continue a zelar pela comunidade; e o senhor Vice-presidente da Câmara Municipal de Oleiros, senhor Ataíde  Garcia Guerra,  cujo objetivo foi demonstrar a total disponibilidade para auxiliar estes bravíssimos guerreiros.

Todos os bombeiros traziam estampado o orgulho de serem o que são, neste dia tão especial, para eles. E para nós, certamente, foi um momento magnífico de partilha que se espera e deseja duradouro para todos. E como muito bem disse o senhor padre no sermão da missa solene «que os anjos nunca vos larguem das mãos!»

Por Manuela Marques

09/10/2011

Bombeiros Voluntários de Oleiros

Historial Ano 2011

Ano Descrição do Serviço Quant.Alertas Nº Bomb. Nº Viat. KMSPerc. Duração(H:M)
 2011 Incêndios 56 520 128 8929 305:41
Acidentes com transportes 11 55 20 756 20:23
Infra-estruturas/vias de comunicação 9 34 14 224 8:28
Pré-hospitalar 491 846 493 23549 897:32
Conflitos legais 2 3 2 260 5:48
Serviços 1269 1857 1341 182,18 6683:49
Atividades 318 898 351 31,860 1997:22
Totais Gerais 2156 4213 2349 246,596 9919:03

 

Formação 2011

17 Promoções de Estagiários para Bombeiro de 3ª

Formação para promoção

Chefe de Grupos de Combate a Incêndios Florestais – 1 elemento

Organização Inicial de Teatro de Operações – 3 elementos

Liderança e Motivação Humana – 3 elementos

Chefe de Equipa Combate a Incêndios Urbanos e Industriais – 11 elementos

Chefe de Equipa Combate a Incêndios Florestais – 13 elementos

Combate a Incêndios Florestais 1ª intervenção – 19 elementos

Combate a Incêndios Urbanos/Industriais 1ª intervenção – 13 elementos

Curso Técnicas de Socorrismo

4 Cursos num total de 48 formandos

Curso de Técnicas de Salvamento e Desencarceramento

3 Cursos com um total de 36 Formandos

Conclusão de Processos RVCC

8 Formandos concluíram o 9º ano

8 Formandos concluíram o 12º ano

1 Turma de CEF – 10 formandos no 2º ano do Curso para Bombeiro, a decorrer no Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Oleiros. ligação permanente.

Uma Resposta a 63º Aniversário dos Bombeiros de Oleiros

  1. Extraordinário trabalho da Presidente do Conselho Editorial, Dra Manuela Marques, que representou o Director do Jornal nas Cerimónias e produziu algo não habitual e extremamente completo que revela a Sua capacidade profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *